Home Duas Rodas Calibragem dos Pneus

Calibragem dos Pneus

São eles quem mais garantem a segurança do motociclista

222

OS PNEUS DA MOTO sem dúvida, merecem muita atenção dos motociclistas, pois, são eles o maior responsável pela segurança na pilotagem de uma moto, ao menos no que tange a equipamento/produto da moto em si.

A calibragem de pneus está diretamente ligada ao seu desempenho, leia-se, segurança da pilotagem. No manual do fabricante geralmente está discriminado qual é a calibragem correta dos pneus para andar sozinho ou não e o tipo de estradas que o motociclista irá enfrentar.

Uma dica é se você vai andar em estradas de barro, de difícil acesso, tipo off-road, a calibragem dos pneus deve ser bem baixa, na casa de 15 lbs. Neste caso, o pneu fica até com a aparência de murcho, mas é a única forma de se conseguir aderência neste tipo de solo. Em alguns casos, deve-se reduzir ainda mais a pressão, mas daí se faz necessário o uso de uma trava de pneu para evitar que a roda vire em falso e ele saia dela. São casos extremos e esporádicos.

Por outro lado, para longas viagens em rodovias asfaltadas, a pressão dos pneus tem que ser alta, perto de 35 lbs (consulte o manual da sua moto). Quanto mais cheio o pneu, menos esforço o motor terá e maior será a velocidade e a economia de combustível. Porém, bom salientar que pneus mui cheios além da conta, tendem a ficar muito duros, absorvendo menos os impactos de buracos e ondulações no asfalto.

Deve-se ter atenção ao desgaste. A durabilidade depende da forma de conduzir a moto. Pode-se esperar que em uma moto 125cc o pneu dure mais de 18 mil milhas, enquanto em uma superesportiva pode durar menos de 3 mil milhas. Quanto maior a potência do motor, maior a chance do pneu se desgastar, claro, influenciado também pelo tipo de pilotagem do motociclista e da forma como este sai com a moto (arrancada), freia e faz curvas.

No pneu dianteiro, por exemplo, precisa-se menos libras, podendo variar de 28 a 29. Isto para a maioria dos modelos. Porém, se o piloto andar sozinho, o pneu traseiro deve receber em torno de 30 libras. Se for andar com um pouco mais de peso, é preciso calibrar com 32 libras ou pouco mais. No fundo, a dica é sempre entender melhor o que é pedido para o seu modelo, que possui tamanho e peso único, consulte o manual.

O importante é sempre calibrar os pneus da moto uma vez por semana e sempre calibre com ela ainda fria, antes de pilotar numa estrada, por exemplo.

Fonte: rockriders.com.br