Home Entrevistas José Muñoz é CEO da Hyundai Motor North America

José Muñoz é CEO da Hyundai Motor North America

Um executivo amigável, entusiasta, com uma grande bagagem de conhecimento e experiência no mundo automotivo

19
José Muñoz
José Muñoz

QUANDO O CONHECEMOS há duas semanas aqui em Miami, ficamos impressionados com seu carisma e sua vontade de dedicar toda a sua experiência e energia à sua nova posição na empresa coreana.

SR | Como você começou na indústria automotiva e por que?

JM – Comecei nessa indústria graças ao negócio familiar da minha esposa na Espanha. Eu fiquei imediatamente fascinado por tantas funções e tópicos que se necessita saber para entrar nessa indústria: desde tecnologia à logística, serviço ao cliente, vendas e marketing, produção, engenharia, vendas e financiamento, etc.

As indústrias onde eu trabalhei antes (energia nuclear e aeroespacial) não estavam em alta tendência, e o mundo automotivo for realmente muito atrativo.

SR | Embora o seu tempo longe da indústria automotiva tenha sido curto, você pode nos dizer o que você fez durante este curto intervalo?

JM – Passei a maior parte do tempo avaliando as melhores opções para o meu futuro. E também aproveitei a oportunidade para visitar minha família.

SR | Qual foi o atrativo da Hyundai para que você assumisse esse novo papel?

JM – A visão clara e a estratégia concreta, o tamanho da empresa, a pegada global, a alta tecnologia, a inclusão das células de combustível, o excelente produto, a qualidade e o progresso excepcional feitos nesta indústria, muito competitiva, durante os últimos 15 anos.

SR | Com sua experiência, especificamente no exterior, na Ásia, no México e no Brasil, o que você aprendeu dos fabricantes nesses continentes?

JM – Visão clara, estratégia, liderança e velocidade de execução, são os principais fatores que fazem a diferença. Hyundai tem tudo isso sem qualquer dúvida.

SR | Você pode compartilhar alguns destaques enquanto viveu e trabalhou no Brasil?

JM – Tive sob minha responsabilidade o mercado brasileiro várias vezes durante a minha carreira e, embora tenha viajando muito frequentemente aí, nunca tive a oportunidade de viver no Brasil com a família.

Devo dizer que o Brasil é um mercado muito competitivo e se você for bem sucedido nele, você pode ter sucesso em qualquer lugar. A Hyundai tem, de fato, um excelente desempenho neste mercado, que é uma indicação clara desse poder e desse vigor.

SR | No seu papel global como COO da Hyundai Motor e quais são as suas principais prioridades?

JM – A prioridade é fazer que o mercado dos EUA seja um local de vendas e lucros para a empresa. É por isso que estou aproveitando meus dias aqui na Califórnia, onde está seu QG nos Estados Unidos.

SR | Você pode compartilhar com o público brasileiro da revista quais são as prioridades com a Hyundai no Brasil?

JM – A prioridade é aumentar o fornecimento de outra fonte competitiva e estar disposto organizar a distribuição tanto quanto o possível de acordo ao cenário atual.

SR | Atualmente, a Hyundai possui duas fábricas no país, como a de Piracicaba, São Paulo, que recentemente expandiu a produção devido ao aumento da demanda. O Brasil é seu maior mercado na América Latina. Há algum plano de trazer veículos da Hyundai Motor produzidos no Brasil para os Estados Unidos ou outros mercados?

JM – Sim, o Brasil é o melhor mercado da Hyundai na América Latina graças à grande equipe de gestão agora, e à anterior, na liderança de William Lee. No momento, a capacidade de produção lá é ainda limitada e por isso veremos mais carros Hyundai importados de outros mercados para o Brasil.

SR | Quando você olha para a Hyundai e sua nova função especificamente nos EUA, quais são suas principais prioridades como Presidente e CEO da Hyundai Motor America?

JM – Aumentar vendas, compartilhar e ganhar através da capitalização dos novos produtos a serem lançados no mercado como o novo Palisade, estabelecendo a estratégia e a execução correta.

SR | Especificamente visando o mercado hispânico dos EUA, você pode compartilhar conosco novos planos para alcançar este mercado cada vez mais importante e vital para uma empresa automotiva?

JM – A Hyundai com toda certeza já está ativa nesta população, mas as chances são maiores. A Hyundai Motor America trabalhará junto com sua rede de concessionários em mercados hispânicos para atrair esse consumidor importante.

O fortalecimento da marca Hyundai através da América Latina deverá fazer a nossa missão mais fácil.