Home Por Dentro Catalisadores

Catalisadores

36

O QUE É O CATALISADOR?
O catalisador é uma peça que tem como função converter os gases tóxicos produzidos pelo funcionamento do motor do carro transformando-os em substâncias não poluentes. Monóxido de carbono, óxidos de hidrogênio e hidrocarbonetos são elementos químicos que passam por esse tipo de transformação o que ameniza a poluição do ar.

O catalisador é uma das peças de maior durabilidade dentro do motor. No entanto, isso variará de acordo com o tipo de utilização do veículo e também com a qualidade do combustível que é utilizado no abastecimento do tanque.

Em qualquer tipo de veículo, o catalisador cumpre o seu papel. Ele é capaz de converter cerca de 98% dos gases poluentes e nocivos ao meio ambiente e a nossa saúde. A obrigatoriedade dessa peça também gerou uma consequência no tipo de gasolina produzida nas refinarias. Agora é utilizada um combustível sem chumbo. Este elemento era o que causava a maior parte dos problemas na peça tais como entupimento, contaminação e desgaste excessivo.

EM QUE LUGAR DO CARRO ELE ESTÁ?
Na maioria das vezes ele fica posicionado na parte inferior do carro e próximo do câmbio. Graças aos avanços tecnológicos, essa é uma peça que está cada dia mais próxima do motor transformando assim a reação química bem mais efetiva devido ao calor do sistema em funcionamento.

Não remova o catalisador do seu automóvel! A ausência da peça pode causar uma série de problemas como desequilíbrio, defeitos no sistema de injeção eletrônica, alteração do funcionamento do sistema de escapamento, aumento no consumo de combustível e perda no rendimento do motor. Além de tudo, a falta do catalisador desvaloriza o seu carro no momento de uma possível negociação e você não vai querer perder dinheiro não é mesmo?

COMO DETECTAR PROBLEMAS NO CATALISADOR?
Aumentou o consumo do combustível? Rotação do motor é maior com marcha lenta? O carro parou de funcionar do nada depois de alguns minutos? O desempenho diminuiu? Luz de anomalia no sistema de injeção eletrônica ligou? Esses são alguns sintomas de que o catalisador não está funcionando corretamente.

QUE TAL ALGUMAS DICAS?
Velas, bobinas e cabos de vela do sistema de ignição devem estar sempre em perfeito funcionamento. Este cuidado evitará uma contaminação do catalisador.

Outro cuidado é manter sempre em dia a revisão do automóvel.