Home Duas Rodas Cuidados necessários para conservar a sua moto

Cuidados necessários para conservar a sua moto

48

UMA MOTO PRECISA de cuidados tanto como um carro. As noções básicas de como cuidar da sua moto promove a economia financeira e evita incidentes desastrosos no caminho.

Por essa razão, separamos aqui as principais dicas de cuidados da mecânica de motos, tarefas simples de maneira simples e eficiente.

Mantenha os Pneus Calibrados: Os pneus são responsáveis por grande parte do equilíbrio da motocicleta. Além disso, a forma como a moto se desenvolve durante a condução, determina quanto de combustível o motor precisa empregar. O ideal é que estejam sempre devidamente calibrados.

Cuide da Corrente: A corrente também possui um papel importante no deslocamento da motocicleta. Assim, o ideal é mantê-la sempre em condições ideais para o tráfego. Isso significa que ela deve ser observada e lubrificada regularmente. Isso evita o desgaste da peça e, por consequência, de outras partes do conjunto mecânico.

Troque os Óleos e Filtros: Obedecer o período ideal para a troca de óleos e filtros é essencial porque o óleo é responsável por evitar o desgaste de peças do motor. Consulte o manual da sua motocicleta.

Confira os Parafusos: Os parafusos que fazem parte do conjunto mecânico das motocicletas estão bastante expostos. Com o movimento feito pela moto durante o trajeto eles tendem a sofrer folgas.. Para garantir que isso não aconteça, é importante que você esteja sempre de olho.

Regule a Suspensão: Grande parte da sensação de conforto que o condutor precisa durante a pilotagem vem do bom funcionamento das molas da motocicleta. Muitas vezes isso acontece porque, como é uma peça que costuma se desgastar aos poucos, o condutor tende a não sentir a diferença. Ela é uma peça importante não apenas para o conforto, mas para a segurança dos ocupantes da moto.

Supervisione os Cabos: Quando se trata de mecânica de motos, a preservação dos cabos é de essencial cuidado. São apenas três deles os principais em uma motocicleta, o que facilita a conferência. Os cabos de freio, aceleração e embreagem precisam estar em perfeito funcionamento a fim de garantir o deslocamento seguro. Por isso, antes de sair de casa, confira se eles estão prestando os seus serviços como deveriam.

Regule os Itens Reguláveis: Outro conhecimento importante sobre mecânica de motos é sobre a regulagem frequente de itens que podem ser regulados. É o caso, por exemplo, do guidão, dos pedais, e dos garfos. A manutenção dessas peças nos níveis ideais vão potencializar o desempenho da moto. Mais do que isso, com todas as peças em suas devidas regulagens, o condutor encontra mais segurança.

Cuide dos Freios: Imagine o quão desesperador deve ser descobrir a ausência de freios na motocicleta apenas quando se precisa dele. Para evitar que isso aconteça, o ideal é estar sempre de olho nas condições do sistema de freios e em seu funcionamento. Por existirem diferentes tipos de freios, cada um deles deve ser analisado de uma forma. Independente de qual seja o sistema utilizado pela sua moto, você deve estar sempre por dentro das suas condições.

Respeite a Capacidade da Motocicleta: Para cada tipo de atividade ou de transporte, um tipo de motocicleta é indicado exatamente para atender a necessidades específicas. Os limites da moto também devem ser respeitados . O excesso de força prejudica o conjunto mecânico, podendo até causar acidentes.

Escolha Bem o Combustível: Não se trata apenas de colocar o combustível no tanque. Utilizar combustíveis de pouca qualidade traz inúmeros prejuízos, inclusive para o funcionamento da motocicleta. Fique de olho nestas dicas [ata conservar a sua motocicleta.