Home Turismo Descubra a América sobre trilhos

Descubra a América sobre trilhos

Quem gosta mesmo de viajar, vai de trem! E se a viagem te levar às mais deslumbrantes paisagens dos Estados Unidos, melhor ainda

13

AVIÃO FOI FEITO PARA ENCURTAR DISTÂNCIAS. Quem gosta mesmo de viajar, vai de trem! E se a viagem te levar às mais deslumbrantes paisagens dos Estados Unidos, melhor ainda. Para quem não sabe, a malha ferroviária deste país é a maior do mundo, com uma extensão superior a 250 mil km e que atravessa os 50 estados. Somente a companhia estatal férrea AMTRAK oferece mais de 500 destinos. Sem contar as vinte outras empresas privadas que atuam no país.

Com tudo isso, não é mais preciso se torturar ao ter que escolher entre New York, Miami, Illinois ou San Francisco como destino da próxima viagem. Desde que você reserve um pouquinho mais de tempo, dá pra conhecer todos esses lugares e muito mais, acredite, pagando pouco.

Derek Low, um dos maiores “blogueiros” de turismo dos Estados Unidos fez o percurso de trem saindo de San Francisco até New York. Ele relatou que por um custo de 213 dólares, realizou “one of the world’s greatest travel experiences” – uma das experiências de viagem mais legais do mundo.

O trecho escolhido por Derek, San Francisco – New York, é um dos mais famosos e procurados. Os cinco mil km que separam uma cidade da outra são percorridos em quatro dias. O preço do bilhete varia caso o passageiro queira escolher uma cabine mais luxuosa e também de acordo com o período. Os 213 dólares pagos pelo  “blogueiro”, por exemplo, foi por uma categoria regular, em baixa temporada.

Mas independente da classe, todo os trens oferecem poltronas espaçosas, wifi, cafés, restaurantes e serviços de limpeza. Durante as refeições, os passageiros compartilham as mesas com outros viajantes, por não haver muitas disponíveis, o que cria o ambiente perfeito para fazer novos amigos e compartilhar experiências de viagem.

O roteiro de San Francisco – New York começa na costa da Califórnia, em San Francisco Bay. O trem parte da região litorânea, atravessa Nevada e Utah. O trajeto inclui ainda, a desértica paisagem de Salt Lake City e as deslumbrantes montanhas brancas de Sierra Nevada.

De Utah o trem cruza as montanhas avermelhadas do Colorado. Esse trecho é descrito por Derek como “breathtaking”, de tirar o fôlego.

A parada no Colorado é na capital, Denver, a 1600 metros de altitude. Geralmente os passageiros desembarcam para curtir a cidade e depois seguir viagem. Nesse caso é preciso comprar bilhetes separados.

Os trens também fazem trajetos internacionais, como a procurada travessia para o Canadá através das florestas coloridas no outono ou dos lagos congelados no inverno.

Para as viagens nacionais ou internacionais é fundamental planejar cada detalhe com considerável antecedência, para garantir bons preços e lugares.

Todas as informações como valores, horários, itinerários e planos de viagem estão disponíveis no site www.vacationsbyrail.com.

Boa viagem!

Por Debora Maia