Home Aviação Embraer mostra o protótipo do seu “carro voador”

Embraer mostra o protótipo do seu “carro voador”

49

A EMBRAER JÁ RECEBEU até o momento quase três mil encomendas para o “carro voador” que está sendo fabricado em Taubaté (SP); os primeiros modelos devem ser entregues até o final de 2026. A empresa publicou a foto do protótipo.

Esse veículo da Embraer é um modelo do tipo “lift+cruise”. Isso significa que a aeronave tem rotores para deslocamento vertical e asas para deslocamento horizontal.

O “carro voador” será capaz de transportar até quatro pessoas além do piloto – ou cinco pessoas, se o piloto automático (ainda não certificado), estiver ativado. Os trajetos serão desenhados a partir de rotas pré-definidas. Os pousos e decolagens ocorrerão em aeroportos e ventiportos (helipontos para aeronaves elétricas).

“Estamos fazendo grandes progressos na montagem do nosso primeiro protótipo eVTOL e estamos dentro do cronograma para concluir a produção e começar a voar”, segundo explicou Johann Bordais CEO da Eva Air Mobility. Até o momento, 2850 modelos foram encomendados por diferentes empresas como operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados, segundo o Índice de Realidade de Mobilidade Aérea Avançada, da SMG Consulting.