Home Duas Rodas Manutenção de Motos

Manutenção de Motos

537

Troque o óleo da sua moto regularmente
Para evitar qualquer tipo de problema, mantenha o motor da sua motocicleta sempre lubrificado. Os motores a combustão possuem diversas peças que se movimentam muito próximas umas das outras, gerando enorme atrito entre elas. Para diminuir esse atrito, a correta lubrificação é fundamental. Sem ela, o movimento de fricção pode aaté fundir o motor.

Mantenha os Pneus da sua moto sempre calibrados
Os pneus devem ser calibrados ao menos uma vez por semana.Como nos carros, eles precisam estar frios. Moto parada por muito tempo pode ressecar os pneus. Rachaduras podem indicar que os pneus devem ser trocados.

Não descuide da limpeza da sua moto
A sujeira que adere sobre a moto pode causar prejuízo, pois é oxidante e deteriora a pintura e os componentes de plástico e de borracha, tornando-os esbranquiçados e quebradiços. Itens metálicos, como o chassi, podem acabar enferrujando se não forem limpos com frequência. Mantenha a sua motocicleta sempre limpa, livre de poeira, terra, insetos mortos e excrementos de animais. Use apenas água e xampu neutro. Evite o uso de máquinas de lavar de alta pressão e produtos abrasivos. Além disso, faça a limpeza na sombra e com o motor frio.

Mantenha a corrente da moto lubrificada e regulada
A corrente da moto é fundamental para transmitir a energia do motor para a roda de tração.Ou seja, ela é a ligação entre a caixa de câmbio e as rodas. Portanto, conservar as correntes e lubrificá-las, garante a eficiência total da moto.

Verifique o estado dos cabos da moto
Uma motocicleta precisa de 3 tipos de cabos para funcionar corretamente: o cabo do acelerador, o da embreagem e os dos freios. Repare que esse componente está presente nos principais sistemas da moto. Portanto, é preciso ter muito cuidado com eles.

Faça uma inspeção diária na moto
A inspeção diária você garante que estará em segurança ao pilotar. Basta ver se a moto tem algum vazamento, barulho estranho ou dificuldade no acionamento de freio, embreagem e acelerador. Veja também se os pneus não estão murchos e se todas as lâmpadas acendem.

Sempre fique atento às revisões
Verifique no manual do proprietário os intervalos de tempo e milhagem indicadas e siga-os à risca. Esse cuidado é essencial para manter a garantia do fabricante. 

Os cuidados rotineiros com a moto, vão te garantir uma moto segura, confortável e com bom valor de revenda.