VOCÊ DECIDE QUE VAI FAZER um “off road”. A maioria das pessoas acha que é só comprar um Jeep e ir para o primeiro atoleiro… Depois da primeira hora preso pensando se consegue tirar seu carro, você percebe que teria que ter pensado um pouco mais sobre o que fazer e que equipamento deveria ter.

As respostas para essa pergunta dependem muito do que deseja realizar, nem sempre o mais caro ou maior é o melhor para o que deseja praticar, e estou aqui para dar algumas dicas do que montar para algumas situações diferentes.

Antes de qualquer coisa você deve ter uma ideia do que vai fazer, não existe um equipamento melhor em todas as situações, todos tem suas vantagens e desvantagens, o ideal para uma situação pode ser péssimo em outra.

Lembre-se sempre que o conhecimento geral do terreno que te rodeia é sempre importante e seu equipamento deve ser preparado para ele.

Veículos com pneus grandes e largos são belos e vistosos mas em lama e brejos tem a tendência de flutuar e patinar ao invés de cavar até o fundo e buscar um extrato capaz de tracionar, e um pneu grande e estreito vai te afundar na areia até não poder mais sair, com este tipo de informação fornecerei algumas configurações.

Gaiolas: Veículos leves normalmente movidos a gasolina, não legalizados e construídos para fora de estrada, ágeis leves, excelentes para areia, para escalar pedras ou cobrir um terreno irregular rapidamente, normalmente não tem potência ou peso necessário para saírem de um atoleiro sozinhos caso não consigam passar no embalo. A falta de conforto e itens de segurança o deixam uma opção ruim ou inviável para expedições e viagens mas são excelentes opções para diversão e competições.

Jeeps: Estão na moda e são os mais versáteis, capazes de tudo mas não são perfeitos em nenhuma das opções, a menos que modificados. Contudo, existem uma variedade de acessórios e modificações que podem ser facilmente instalados e mantidos, lembrando que remover o peso os deixam mais parecidos com gaiolas. Os acessórios maiores e mais pesados os deixam mais como caminhonetes. Normalmente, a escolha devido à versatilidade, podem fazer quase tudo e são legais para as estradas, suportam uma expedição mas em contrapartida, não são confortáveis

Caminhonetes: Grandes, pesadas, imponentes, a representação da força, normalmente boas para lamaçais e travessias de corpos de água.Quase sempre são estas que conseguem retirar os outros veículos de situações difíceis, têm problemas para passar em locais pequenos e seu peso a faz afundar em terrenos arenosos, é difícil de escalar pedras, mas são os veículos mais seguros e confortáveis, ideais para longas expedições e tarefas que demandam capacidade de carga.

SUV´s (Utilitários esportivos): Uma versão mais “civilizada” das caminhonetes e agora considerados carros de luxo, normalmente têm a capacidade de uma caminhonete mas pelo alto preço dificilmente são usados para essas aventuras e estão substituindo as minivans para as famílias.

Com um pouco de conhecimento sobre o que deseja fazer e onde vai, torna-se mais fácil exercer esta atividade cativante. Contudo, mais importante que o veículo que escolhe, é saber que praticar este esporte sozinho pode ser perigoso, e deixa-lo em situação complicada em lugares de difícil acesso e, é aconselhável fazer essa aventura com se você tiver mais de um veículo por perto.

Por Alexandre Martins