Home Por Dentro Peças de caminhão que exigem cuidado

Peças de caminhão que exigem cuidado

37

CUIDAR DA MECÂNICA de um caminhão não é uma tarefa fácil. O motor e demais peças são mais pesados e maiores do que em qualquer carro, além de estarem sujeitos a uma maior pressão devido às longas viagens com carga.Há sempre alguns pontos a verificar no motor, como a partida, a injeção de combustível, nível de torque etc. Se o desempenho estiver muito baixo, pode ser que ele consuma mais do que o necessário ou acabe travando ao levar uma carga muito pesada.

SUSPENSÃO
Assim como o motor, a suspensão de um caminhão precisa ser muito mais potente do que em um carro comum, especialmente quando a carga é mais pesada. Se houver um defeito que cause instabilidade nas curvas, por exemplo, as chances de acidente aumentam bastante.

Verificar o desgaste da suspensão deve ser parte da rotina. Se ela estiver muito comprometida, pode ser melhor recomendar o uso de outro veículo enquanto este é arrumado — melhor do que perder a carga e o caminhão.

FARÓIS
Muitas pessoas não pensam nos faróis como peças de caminhão muito importantes. Porém, para qualquer pessoa que trabalha na estrada dia e noite, estas são tão importantes quanto o veículo em si. Dirigir no escuro, sem sinalização, não é nada seguro.Felizmente, essas peças não são difíceis de arrumar rapidamente. Você pode verificar as condições das lâmpadas e, inclusive, deixar algumas extras para troca-las, caso seja necessário.

FREIO
Este é outro componente vital para a segurança do veículo e do seu motorista. Os freios de um caminhão, obviamente, precisam ser mais eficazes, já que o peso do veículo torna a parada mais difícil. Se ele estiver muito gasto e sem uma manutenção periódica, o risco de acidente pode ser bem alto.

Agora que você sabe quais peças de caminhão dão mais defeito durante as viagens, pode colocá-las no topo da lista de prioridades em qualquer revisão.