Home Por Dentro Seu carro passou por uma enchente?

Seu carro passou por uma enchente?

61

A FRUSTRAÇÃO É ENORME quando descobrimos que compramos um veículo que passou por alguma inundação. Muitas vezes a pressa e o entusiasmo ao comprar um carro, nos impede de observar alguns detalhes importantes.

Aqui damos algumas dicas para identificar um veículo que passou por enchente.

OBSERVE O ODOR DO CARRO
O cheiro forte é um dos maiores indicadores para descobrir se um veículo passou por enchente. Muita gente  disfarça com perfumes. A dica aqui é ficar com seu olfato aguçado, pois carros que passaram por inundações terão esse odor característico.

Mofo geralmente se forma em praticamente todas as áreas na cabine, especialmente nas laterais e sob os bancos. A análise do estofamento do carro pode fazer com que você chegue a conclusões definitivas, pois não há como disfarçar esse item se o carro tiver passado por enchentes. O estofamento fica com grandes manchas, inclusive, com diferenças de cor

Observe se há gotas de água na luz do teto.

Outro sinal de alerta que o comprador deve ficar atento é para veículos usados com estofamento novo

VEJA SE HÁ UMIDADE E SUJEIRA NO CARRO
Ferrugem e mofo são muito bons indicadores de que o carro foi inundado.

Observe sob os pedais de freio e acelerador. Além disso, você também pode ver ferrugem na parte de trás do carro quando o estepe está sob a área de carga. Se a área do carro da frente está tudo bem, mas a parte traseira parece ter estes indicadores, isso significaria que o carro foi inundado enquanto ele estava inclinado. Observe se existe ferrugem nas ferramentas do veículo e nas suas partes metálicas, como parafusos e dobradiças, e se os faróis e lanternas não estão oxidados;

Verifique embaixo dos carpetes se há algum sinal de terra e ferrugem em excesso.

PROCURE ALGUNS INDICADORES ONDE FICA O MOTOR
O ideal é abrir o capô, pois esse ponto pode revelar alguns detalhes.

  • O óleo do motor deve ter seus níveis verificados por meio da vareta de mergulho, que pode apontar o estado do óleo que deve estar bem limpo e fresco;
  • Verifique se o filtro de ar absorveu algum tipo de umidade;
  • Observe se há pontos de ferrugem e/ou alguma sujidade acumulada.

VERIFIQUE A PARTE ELÉTRICA
A parte elétrica é a que mais sofre com essa situação. Após a secagem, a maioria dos componentes voltam a funcionar. Após algum tempo, porém, os problemas começam a surgir, visto que a umidade provoca corrosão e causa problemas no funcionamento elétrico do veículo.

Antes de qualquer decisão, verifique com cuidado esses detalhes. Assegure-se que, ao virar a chave de ignição, todas as luzes e medidores estejam funcionando perfeitamente, sem falhas ou demora de resposta.

Preste muita atenção em todos esses detalhes e você poderá comprar seu carro com a certeza de que ele não foi danificado por uma enchente.

Se o seu carro esteve em uma inundação e não está assegurado, procure logo uma agência de seguros porque nesses tempos de chuvas e furacões, um bom seguro vai lhe livrar de muitas dores de cabeça.

Uma excelente empresa que está há anos no mercado e que recomendamos é a Santos Seguros.