Home Por Dentro 3 tecnologias para reduzir os custos de combustível no inverno

3 tecnologias para reduzir os custos de combustível no inverno

134

1) O SISTEMA START-STOP
O sistema Start-Stop é uma inovação tecnológica que permite economizar combustível.

Como o próprio nome indica, esta tecnologia apaga o motor automaticamente quando o veículo está parado, como por exemplo num sinal vermelho, e o liga novamente quando o motorista pisa no acelerador. Este controle automático reduz consideravelmente o consumo de combustível em momentos de inatividade.

Crê-lo ou não, este simples processo pode melhorar a eficiência energética em até 2%. Pode não parecer muito, mas isso se acumula em economias significativas anualmente. As economias poderiam ser ainda maiores durante o inverno por causa de períodos de inatividade mais longos devido a engarrafamentos e condições de condução adversas.

2) TECNOLOGIA DE DESATIVAÇÃO DE CILINDROS
Outro avanço tecnológico interessante é a desativação de cilindros, projetada para melhorar a eficiência do combustível. Esta funcionalidade permite aos motores, particularmente aqueles de seis ou oito cilindros, a desativar alguns cilindros durante situações de carga baixa. Por exemplo, esta funcionalidade é ideal quando se conduz numa autoestrada livre.

Surpreendentemente, o uso dessa tecnologia pode fornecer uma economia no consumo de combustível de até 5%.

3) CARACTERÍSTICAS AERODINÂMICAS
As evoluções nas características aerodinâmicas têm contribuído enormemente para a economia de combustível. Os fabricantes de automóveis têm implementado várias funcionalidades que melhoram a capacidade de um carro se mover com menos resistência. Funcionalidades tais como a persianas da grade que se fecham quando menos refrigeração do motor é necessária, painéis debaixo da carroceria que suavizam o fluxo do ar debaixo do veículo.

Estes avanços no design não são somente para estética. No inverno, os motores do seu carro têm que trabalhar mais. Assim, esses recursos inovadores podem reduzir significativamente o consumo de combustível.

Cada característica aerodinâmica pode diminuir o uso de combustível em pelo menos 2 ou 5%.

Adotando essas funcionalidades, você pode efetivamente diminuir seus custos de combustível durante o inverno e manter o seu bolso aquecido. Dominic Wyatt da International Drivers Association acrescenta:

“Lembre-se, economizar combustível não significa apenas percorrer menos quilômetros. Trata-se também de obter o maior proveito das funcionalidades do seu carro.”

Economizar combustível significa poupar dinheiro, especialmente no inverno, quando as despesas tendem a aumentar consideravelmente. Portanto, equipe-se de maneira inteligente, conduza com segurança e economize mais este inverno com estes brilhantes recursos do seu veículo.

Fonte: internationaldriversassociation.com