Home Por Dentro Com o preço do combustível nas alturas, veja como economizar

Com o preço do combustível nas alturas, veja como economizar

355

ARRANCADA: Se você costuma pisar fundo toda vez que sai com o carro, ele pode pesar no bolso. Na aceleração, o sistema entende que o veículo necessita de potência máxima e, consequentemente, consome mais combustível. O modo de conduzir o veículo é um fator que influencia diretamente no consumo. Quando se conduz com acelerações e frenagens progressivas, gasta-se menos combustível – e quem acelera e frena vigorosamente, gasta mais.

PNEUS: Pneus murchos, além de contribuir para o aumento no consumo de combustível, força o sistema de direção e suspensão do carro, bem como diminui a vida útil dos pneus. Fique atento à calibragem e o alinhamento dos pneus e rodas com a pressão recomendada pelo fabricante, que deve ser feita pelo menos a cada 15 dias – ou semanalmente, se você roda por vias em mau estado de conservação, cheias de buracos e irregularidades. 

AR-CONDICIONADO: Aproveite as entradas de ar do carro para ventilar e evite utilizar o ar-condicionado nos trajetos longos. Procure por estacionamentos sombreados, o que diminui a necessidade da climatização forçada. Abrir os vidros enquanto dirige nem sempre pode ser uma alternativa viável, principalmente se você estiver andando em alta velocidade. Andar com as janelas abertas pode aumentar a resistência do ar e fazer o seu carro consumir mais combustível. O ideal, em viagens longas, em velocidade de estrada é manter o carro fechado, com o ar-condicionado em funcionamento moderado e dentro da cidade em percursos curtos, manter os vidros abertos.

BAIXA QUALIDADE DA GASOLINA: A escolha de um combustível de baixa qualidade influencia na capacidade de tráfego do veículo, por isso, você deve estar atento à condição dos postos frequentados. 

PESO EM EXCESSO: As fabricantes de veículos trabalham  para reduzir o peso dos seus carros. Nos mercados mundiais, as empresas precisam atender à metas de redução de consumo de combustível que estão cada vez mais rígidas. Outra dica, não utilize o porta-malas do veículo transportando itens desnecessários.

MANUTENÇÃO: Considerado  como maior vilão de consumo de combustível, é a pouca revisão e manutenção. A manutenção em dia contribui para a economia de recursos e para a segurança de todos. No momento de levar o carro para revisão, os principais fatores no qual se deve ficar atento são: filtros de ar e de óleo, velas sujas e defeitos nas bobinas, catalizador e óleo.