Home Duas Rodas Pilotar uma motocicleta requer muitos cuidados

Pilotar uma motocicleta requer muitos cuidados

De acordo com o CDC, mais de 5.500 pilotos morreram em 2020, enquanto mais de 180.000 receberam cuidados de emergência por lesões relacionadas a acidentes

47

A SUA SEGURANÇA depende do seu equipamento. Aqui estão alguns itens de segurança recomendados para usar ao dirigir uma motocicleta:

CAPACETE: De acordo com a Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário (NHTSA), mais de 25.000 mortes foram evitadas entre 2002-2017 porque os motociclistas usavam capacetes em acidentes de motocicleta. Esses invólucros de proteção reduzem ferimentos na cabeça em 69% e evitam mortes de operadores em 37% e mortes de passageiros em 41%. Se você tiver mais de 21 anos, os capacetes são opcionais em alguns estados. No entanto, usar capacete, especialmente um capacete integral, pode significar a diferença entre a vida e a morte.

PROTEÇÃO CORPORAL: Quando você está em uma motocicleta, não há nada entre você e forças externas como asfalto, cimento ou cascalho que possa causar danos. Usar jaquetas, calças e luvas acolchoadas para motociclistas reduz erupções cutâneas e outros ferimentos. Você também pode incluir óculos e calçados resistentes e fechados. Esses itens vêm em diversas cores e estilos, sendo fácil encontrar aquele que combina com sua personalidade. Ao escolher equipamentos de proteção, considere roupas de cores vivas.

Usar cores neon aumenta sua visibilidade para os motoristas e reduz suas chances de acidente. Lembre-se, a segurança está sempre na moda.

AIRBAGS: Uma opção de segurança menos utilizada é o airbag para motocicleta. Este dispositivo funciona como airbags de carro, mas na verdade está desgastado. Eles vêm como coletes e jeans que inflam em menos de um segundo após o impacto, protegendo o pescoço, as costas e as pernas do piloto contra ferimentos graves.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA: Antes de uma viagem, é importante inspecionar seu veículo. Verifique as luzes de freio, nível de combustível, corrente (se aplicável), pressão dos pneus, óleo do motor, buzina e embreagem. Além disso, o serviço e a manutenção regulares são cruciais para evitar falhas no equipamento durante a condução. Sua motocicleta é sua única proteção, portanto, certifique-se de que ela esteja bem conservada para evitar acidentes.

COMPARTILHAMENTO DE ESTRADAS: Todos os dias, as estradas ficam cheias de pessoas tentando chegar aonde precisam o mais rápido possível. Entrar na briga de motocicleta é ao mesmo tempo emocionante e perigoso. Ao longo dos anos, o adesivo “Cuidado com as motocicletas” tornou-se um lembrete comum para os motoristas estarem atentos aos motociclistas, mas os motociclistas também têm a responsabilidade de compartilhar a estrada.

AQUI ESTÃO ALGUMAS DICAS DE COMPARTILHAMENTO DE ESTRADAS A SEREM CONSIDERADAS AO LEVAR SUA MOTO PARA PASSEAR:

SIGA AS REGRAS DA ESTRADA: Conhecer e observar as leis do seu estado em relação à velocidade, filtragem de faixas, capacetes, sinais de trânsito e restrições de ruído é fundamental para sua segurança e a segurança de outras pessoas.

SINALIZE SUA INTENÇÃO: A maioria das motocicletas modernas está equipada com piscas. É importante adquirir o hábito de usá-los para sinalizar conversões e mudanças de faixa. Se você estiver andando em uma moto mais antiga, seria uma boa ideia aprimorar seus sinais manuais. Eles serão abordados em seu curso inicial de treinamento de pilotos e serão úteis ao comunicar seus movimentos a outros motoristas.

SINAIS MANUAIS IMPORTANTES incluem virar, desacelerar, identificar perigos e parar. Não importa como você escolha fazer isso, sempre sinalize sua intenção. Isso irá mantê-lo seguro e auxiliar no fluxo geral do tráfego. Avalie os pontos cegos. Todo veículo tem pontos cegos. Como motociclista, esteja atento quando estiver se aproximando, andando próximo ou ultrapassando um veículo. Os motoristas podem ser imprevisíveis, especialmente se não virem você. Para sua segurança, fique na frente ou atrás de um veículo.

Se você puder passar com segurança, fique três a quatro segundos atrás do veículo que pretende ultrapassar, verificando o tráfego que se aproxima do lado esquerdo da faixa, sinalizando sua intenção e, em seguida, verificando o tráfego que se aproxima, mais uma vez, antes de passar. Identifique os perigos que se aproximam. Superfícies de estrada irregulares, detritos e estradas escorregadias podem fazer com que você perca o controle da motocicleta.

Ao pilotar, esteja alerta. Se você se deparar com algum desses perigos, dirija em velocidade constante. Aceleração, desaceleração ou inclinação repentinas podem fazer com que a bicicleta escorregue e devem ser evitadas. Aproxime-se dos cruzamentos com cuidado. As interseções são mais do que apenas pontos de convergência de tráfego. São caóticos, com múltiplas ameaças aos motociclistas. Os carros podem passar na sua frente enquanto você atravessa terreno irregular. Os detritos podem ficar espalhados pela estrada, dificultando a parada rápida quando o veículo à sua frente pisa no freio. O segredo é ter um plano para “e se” para que você esteja preparado para tomar uma decisão em uma fração de segundo quando surgir a necessidade.

Fonte:AAA