Home Por Dentro Curiosidades

Curiosidades

Você já se perguntou porque seu carro esquenta mais que os demais? Saiba porque e muito mais

539

Abasteça pela manhã
Isso tem uma explicação na física. O calor provoca uma dilatação natural dos objetos e com o combustível não é diferente. Com a temperatura mais amena do começo do dia, você terá um pouco a mais de produto no seu tanque. Também O melhor horário para calibrar os pneus é de manhã cedo, antes da dilatação do ar que há dentro dele. 

Evite andar com o tanque
quase vazio
Isso pode causar um superaquecimento nessa peça, que é vital para o funcionamento do veículo.

Cores escuras absorvem mais luz
Veículos pintados na cor preta, por exemplo, tendem a ser mais quentes quando expostos ao Sol do que os que possuem cor clara. A explicação também está na física, já que cores escuras absorvem mais luz, acumulando maior energia proveniente da radiação solar. O gasto com o ar-condicionado do carro será maior e, consequentemente, o consumo também.

Já pensou porque o tanque de combustível do seu carro é de plástico?
Há vários motivos para isso: além de proporcionar mais leveza ao compartimento, o tornando também anticorrosivo, esse tipo de material é imune a rompimentos, ou   geração de faísca, em caso de acidente.

Segurança
Os faróis dos carros modernos proporcionam menos riscos de ferimentos em casos de atropelamento. Isso porque o vidro deu lugar ao policarbonato, material que evita cortes e lesões sérias nesse tipo de acidente.

Pneus deformados
Quando o carro fica parado por muito tempo no mesmo lugar e devido ao peso, o pneu pode ficar deformado.O ideal é movimentar o veículo a cada 15 dias para que a área de contato do pneu com o chão mude de posição.

Já ouviu falar na TWI?
Essas três letras se referem a Tread Wear Indicator, o  indicador de desgaste do pneu. O TWI fica estampado nos ombros do pneu e mostra onde estão localizados os ressaltos de borracha  nos sulcos da banda de rodagem. Com 1,6 mm de altura, indicam a hora da substituição já que seu carro não vence mais as lâminas d’água, podendo  derrapar, alem de um apossível multa de trânsito.

Ao abastecer, não exagere tentando encher o tanque até a boca. O limite  é marcado pelo clique da bomba do posto e isso  danifica o cânister, um filtro de carvão ativado cujo objetivo é absorver os vapores de combustível formados no tanque, os devolvendo ao motor do veículo.