Home Por Dentro Diferença entre torque e potência?

Diferença entre torque e potência?

Potência, torque, cavalos, são termos bem comuns no mundo dos veículos automotores. Mas o que exatamente são estes termos?

687

TORQUE E POTÊNCIA ESTÃO AMBOS relacionados com o motor. Torque é a força produzida por corpos em rotação, enquanto a potência é a rapidez com a qual ele pode trabalhar. Num veículo, o torque é medido em várias velocidades do motor, ou revoluções por minuto (RPM). Esses dois números são alimentados em uma fórmula para chegar até a potência. Torque é uma força que tende a rodar ou virar objetos. As unidades de torque tem obrigatoriamente dois componentes coligados: força e distância. O termo “Torque Máximo” é a rotação em que esta força é atingida e tem dois componentes coligadas: força e distância.

A potência de um motor é a quantidade de energia gerada por unidade de tempo, é responsável por transformar o combustível do tanque em velocidade. Ela é medida por cavalos vapor (cv) ou Horse Power (HP), e permite que o carro chegue a altas velocidades e quão rápido um trabalho é executado.

Um carro veloz possui grande potência. Porém, nem todo veículo com grande potência necessariamente é veloz.

Aqui está um exemplo para que você entenda a diferença entre torque e potência: imagine um prédio de 20 andares, com duas caixas d’água de 15 mil litros cada. Logo a bomba d’água deverá abastecer as caixas d’água com certa rapidez. A potência pode ser comparada com a velocidade em que a água chegará nas caixas (tempo necessário para a subida). O torque pode ser comparado com a força ou volume de água em que a bomba consegue empurrar até as caixas.

Fique atento a esses dois termos na hora de comprar um carro novo, pergunte ao vendedor ou consulte a fixa técnica do veículo.